Segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de janeiro a outubro de 2021 chegou a 1.275.878 na categoria de carros. Já de motos, chegou a 938.489. Mas se o seu veículo ainda não faz parte dessa estatística, c0
Emplacar carro e moto: como fazer?
Os emplacamentos são responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim, pode haver variações de um estado para o outro. Hoje, você confere o passo a passo segundo o Detran SP.
De qualquer forma, emplacar veículo é um procedimento simples. Confira:
1 - Retire os documentos na concessionária: nota fiscal e decalque do chassi;
2 - Faça o registro do veículo em até 30 dias depois da emissão da nota fiscal.
É importante respeitar esse prazo, pois é o período permitido para trafegar com o veículo sem registro — apenas o trajeto entre concessionária ou sua casa e o local de emplacamento. Assim, após esse prazo o ato é considerado infração gravíssima.
Durante o período de pandemia, devido aos fechamentos e reaberturas de locais públicos, o prazo ficou suspenso. Mas é importante ficar de olho para quando essa medida for revogada.
Documento de moto e carro para emplacamento
Uma vez feito o registro, basta ter os documentos em mãos para realizar o emplacamento. Atualmente, você pode acessar o Portal do Detran SP e fazer o procedimento online.
- Nota fiscal do veículo;
- Decalque do número do chassi original;
- Cópia e original da carteira nacional de habilitação ou RG do proprietário;
- Cópia e original do comprovante de endereço (emitida há, no máximo, 3 meses);
- Cópia e original do contrato assinado por todas as partes (caso o veículo seja financiado).
Assim, você preenche o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), paga as taxas necessárias e, uma vez com os comprovantes, é só escolher uma empresa para emplacar carro e moto.
Valor do emplacamento
Agora, tanto carros quanto motos são emplacados com o modelo Mercosul. O Detran tem uma lista de empresas credenciadas para o emplacamento, mas não faz a indicação de nenhuma em particular. Cada proprietário pode escolher e avaliar o melhor preço para o emplacamento. Você pode conferir os valores de emplacamento do Villa’s aqui.
Taxas que devem ser pagas:
- Primeiro Registro do Veículo no Estado;
- Taxa referente ao emplacamento e lacração;
- IPVA;
- Seguro obrigatório | DPVAT (suspenso entre 2020 e 2022)
- Personalização de placas (opcional).
Emplacar carro e moto em Santos: conheça a Villa’s!
Se você mora em Santos ou em alguma cidade da Baixada Santista, como São Vicente, Cubatão e Praia Grande, pode contar com os serviços da Villa’s Emplacamento para emplacar carro e moto.
Faça o agendamento aqui no site e seja atendido na hora marcada, sem filas e sem espera. Se quiser saber mais sobre o emplacamento, mande uma mensagem no WhatsApp.
Além de vir até nossa sede, você também pode contar com o nosso atendimento em domicílio (sujeito à taxa extra) para fazer o emplacamento do seu veículo.