Blog do Villas

Emplacamentos

Emplacar carro e moto: tudo o que você precisa saber

Segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de janeiro a outubro de 2021 chegou a 1.275.878 na categoria de carros. Já de motos, chegou a 938.489. Mas se o seu veículo ainda não faz parte dessa estatística, c0

 

Emplacar carro e moto: como fazer?


Os emplacamentos são responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim, pode haver variações de um estado para o outro. Hoje, você confere o passo a passo segundo o Detran SP.

De qualquer forma, emplacar veículo é um procedimento simples. Confira:

1 - Retire os documentos na concessionária: nota fiscal e decalque do chassi;

2 - Faça o registro do veículo em até 30 dias depois da emissão da nota fiscal.

É importante respeitar esse prazo, pois é o período permitido para trafegar com o veículo sem registro — apenas o trajeto entre concessionária ou sua casa e o local de emplacamento. Assim, após esse prazo o ato é considerado infração gravíssima.

Durante o período de pandemia, devido aos fechamentos e reaberturas de locais públicos, o prazo ficou suspenso. Mas é importante ficar de olho para quando essa medida for revogada.

 

Documento de moto e carro para emplacamento


Uma vez feito o registro, basta ter os documentos em mãos para realizar o emplacamento. Atualmente, você pode acessar o Portal do Detran SP e fazer o procedimento online.

  • Nota fiscal do veículo;

  • Decalque do número do chassi original;

  • Cópia e original da carteira nacional de habilitação ou RG do proprietário;

  • Cópia e original do comprovante de endereço (emitida há, no máximo, 3 meses);

  • Cópia e original do contrato assinado por todas as partes (caso o veículo seja financiado).


Assim, você preenche o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), paga as taxas necessárias e, uma vez com os comprovantes, é só escolher uma empresa para emplacar carro e moto.

 

Valor do emplacamento


Agora, tanto carros quanto motos são emplacados com o modelo Mercosul. O Detran tem uma lista de empresas credenciadas para o emplacamento, mas não faz a indicação de nenhuma em particular. Cada proprietário pode escolher e avaliar o melhor preço para o emplacamento.  Você pode conferir os valores de emplacamento do Villa’s aqui.

Taxas que devem ser pagas:

  • Primeiro Registro do Veículo no Estado;

  • Taxa referente ao emplacamento e lacração;

  • IPVA;

  • Seguro obrigatório | DPVAT (suspenso entre 2020 e 2022)

  • Personalização de placas (opcional).


 

Emplacar carro e moto em Santos: conheça a Villa’s!


Se você mora em Santos ou em alguma cidade da Baixada Santista, como São Vicente, Cubatão e Praia Grande, pode contar com os serviços da Villa’s Emplacamento para emplacar carro e moto.

Faça o agendamento aqui no site e seja atendido na hora marcada, sem filas e sem espera. Se quiser saber mais sobre o emplacamento, mande uma mensagem no WhatsApp.

Além de vir até nossa sede, você também pode contar com o nosso atendimento em domicílio (sujeito à taxa extra) para fazer o emplacamento do seu veículo.

 

Compartilhe
Ler Também
Vale a pena comprar carro atualmente? Confira prós e contras | Villas Emplacamentos
Carros

Vale a pena comprar carro atualmente? Confira prós e contras

Ultimamente, o discurso sobre as desvantagens de ter um carro vem se fortalecendo. Com a facilidade de chamar um carro por aplicativo e a mais recente opção de assinar um veículo vem fomentando

Leia mais
A compra e venda de carros mudou! Conheça a venda sob demanda | Villas Emplacamentos
Carros

A compra e venda de carros mudou! Conheça a venda sob demanda

Para quem acompanha o mercado automotivo, não é novidade que a pandemia impactou a compra e venda de carros. A falta de insumos prejudicou a fabricação, o que influenciou diret

Leia mais

Fale Conosco por WhatsApp

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.