Para quem acompanha o mercado automotivo, não é novidade que a pandemia impactou a compra e venda de carros. A falta de insumos prejudicou a fabricação, o que influenciou diretamente no preço, aumentando o valor dos carros à venda — tanto novos quanto usados. No entanto, a expectativa é que os impactos não se limitem ao período da pandemia, mas que tenham acarretado mudanças permanentes na forma que as pessoas compram carro e na forma como as concessionárias o vendem. A principal mudança, como você viu no título, se refere à compra e venda de carros sob demanda. Para saber o que é e como funciona, continue a leitura.
Compra e venda de carros sob demanda: o que é?
O modelo padrão da compra e venda de carros é o cliente chegar na concessionária, conhecer o showroom, escolher o veículo e já sair dirigindo. Isso era feito, até então, com base na tentativa das fabricantes de preverem quais seriam os carros mais vendidos. Assim, ela os produziam em maiores quantidades.
No entanto, a pandemia salientou problemas já conhecidos: a previsão pode falhar, pois não é livre de erros e, com isso, muito dinheiro poderia ser perdido, segundo o CEO da Ford, Jim Farley.
Então, a pandemia somou essa margem de erro à situação de escassez devido à falta de insumos, principalmente, dos chips. Foi, então, que as montadoras encontraram uma solução viável: vendas de carros sob demanda.
Ou seja, ao invés de comprar o carro na hora, o cliente escolhe seu carro e faz a encomenda como preferir.
A expectativa é que esse modelo comece a ser implementado, a partir dos EUA, e se estende a outros países. Além de ser mais estável para as fabricantes, o formato de carros à venda sob demanda também pode ser mais lucrativo para todos. Por exemplo, a Ford USA está oferecendo mil dólares de desconto para quem encomendar seu veículo com antecedência.
Por que as vendas de carros usados aumentaram?
Outra mudança que não é novidade é o aumento da compra de carros usados. O valor alto influenciou esse comportamento nos clientes, mas, também, a venda sob demanda pode ter impulsionado a aderência. Afinal, nem todo mundo está disposto a, ou pode, esperar por meses a chegada de um veículo.
Então, se você eventualmente decidir “quero comprar um carro novo”, é bom planejar essa compra com antecedência. Ou optar por outros formatos de ter um carro, como é o caso da compra de usados, ou mesmo a assinatura de veículos.
Está com carro novo? Conte com a Villa’s Emplacamento
Chegou a hora de fazer o emplacamento do veículo! A Villa’s Emplacamento, empresa credenciada pelo Detran, oferece atendimento rápido e prático por um preço excelente.
Nós estamos em Santos, mas atendemos motoristas de toda a Baixada Santista. Agende o emplacamento do seu veículo aqui no site para evitar filas e espera. Com o agendamento, você é atendido na hora. Se preferir, também atendemos em domicílio cobrando uma taxa extra.
Saiba o valor da placa Mercosul para o seu veículo. Se tiver dúvidas, nos mande uma mensagem no WhatsApp.